Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, recebeu a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), e o diretor-presidente InterID, de quem o Conadi é parceiro, e presidente da Abrid, Célio Ribeiro, coordenadora-geral e secretário-executivo da Frente Parlamentar Mista para Garantia do Direito à Identidade (FrenID), respectivamente. Também participaram do encontro o deputado estadual Dr. George Morais (PDT-GO), além do secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. O encontro foi marcado por discussões estratégicas e ações voltadas para o avanço do projeto da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Na reunião foram debatidas diversas estratégias para fortalecer ainda mais a implementação da CIN, com foco especial na implementação maciça em todas as unidades da federação. O objetivo é assegurar que o projeto seja acelerado em todas as regiões do Brasil, garantindo sua efetivação e acessibilidade a todos os cidadãos. Além disso, foram discutidas formas de engajar a sociedade civil e demais órgãos públicos nesse processo, visando uma participação ampla e democrática na construção desse importante instrumento de identificação.
Na avaliação de Célio Ribeiro, o projeto da CIN representa um marco significativo para a cidadania brasileira, pois busca consolidar e modernizar os documentos de identificação.
“Essa iniciativa é reconhecida como o maior projeto de cidadania do Brasil. É preciso garantir o apoio da Frente Parlamentar para impulsionar a implementação desse projeto em todo o país. Ao unir esforços, MGI e FrenID demonstram uma determinação em comum para enfrentar os desafios e avançar na implementação da Carteira de Identidade Nacional. Esse encontro é sinal da colaboração contínua e frutífera que certamente trará benefícios significativos para todos os brasileiros”, celebrou.
Da esquerda para a direita: Deputado estadual Dr. George Morais (PDT-GO); Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; Deputada Federal Flávia Morais (PDT-GO); diretor-presidente do InterID, Célio Ribeiro; e secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.