Conheça a atuação dos peritos papiloscopistas da PF em Brasília

A ABRAPOL (Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais) enviou detalhes de como estão sendo realizadas as perícias no local onde ocorreu os atos de vandalismo em Brasília no último domingo (08).

Na nota, eles informam que no dia posterior a invasão, 24 pessoas foram identificadas pela face por meio da utilização do novo sistema ABIS da Polícia Federal.

Segunda-feira (16/01), cerca de 65 pessoas foram identificadas utilizando o mesmo método com apenas 180 imagens e menos de 100 vídeos dos milhares que se encontram em posse da Polícia Federal.

TON MOLINA/ESTADÃO CONTEÚDO

Vândalos destruíram as sedes dos Três Poderes no último domingo (8) – TON MOLINA/ESTADÃO CONTEÚDO

Confira a nota da ABRAPOL

“No chamado processamento das evidências, após a coleta e levantamento de fragmentos em local de crime, como o que foi feito na área da Esplanada dos Ministérios, vem a fase da revelação de fragmentos em material e a inserção desses fragmentos no atual e moderno sistema ABIS de comparação de impressões digitais e faciais.

Cabe destacar que, na segunda-feira, dia 9 de janeiro, pela manhã, já haviam 24 pessoas identificadas pela face, por meio da utilização do novo sistema ABIS da Polícia Federal.

Na data de hoje já são mais de 65 identificados por esse método em que só foram analisadas 180 imagens e menos de 100 vídeos dos milhares que já se encontram de posse da Polícia Federal.

Um outro grande recurso que foi utilizado na localização e captura de fragmentos de impressões digitais foram equipamentos sistema de última geração por meio de equipamentos de 4k de resolução.

O trabalho em geral consistiu em isolamento dos locais, identificação e arrecadação de material para processamento em laboratório, e levantamento das impressões digitais deixadas na área em análise.

Com o trabalho de laboratório, com o confronto das impressões digitais encontradas nos locais, e com o reconhecimento por meio das faces, espera-se que mais dezenas, senão, centenas de vândalos sejam identificados por esses métodos.

Assim, fica claro que, apesar do entendimento geral, no que depender do: esforço, capacidade, expertise, vontade e disposição dos Papiloscopistas Policiais Federais e de seus pares, não haverá espaço para a impunidade nesse país!”

Fonte: Jornal do Comércio-PE

Sergio Lima / AFP

Invasão em Brasília resultou na depredação de prédios federais – Sergio Lima / AFP