12 estados já estão emitindo a nova carteira de identidade

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 12 estados já estão emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (13). Segundo a pasta, já são mais de 1,5 milhão de documentos emitidos.

Lembrando que o prazo para as demais unidades da federação adotarem o novo documento termina em novembro deste ano.

A CIN vai melhorar a identificação das pessoas e unir informações ao longo da vida, ajudando o governo a ser mais eficiente em áreas como saúde, assistência e trabalho, por exemplo”, destaca o Ministério.

O que é a nova Carteira de Identidade Nacional?

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento de identificação oficial. Ela segue um padrão único para o país e irá substituir, gradualmente, a antiga identidade usada pelos cidadãos no Brasil.

A nova identidade é válida em todo o território nacional. Ela deverá unificar os números de registro e as principais informações pessoais dos brasileiros. Antes da CIN, cada estado utilizava uma numeração diferente, ou seja, uma mesma pessoa poderia ter até 27 RGs (Registros Gerais) distintos.

Versão física e digital

O cidadão poderá ter duas versões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). As versões poderão ser físicas ou digitais. Contarão com elementos adicionais de segurança, como QR code e um código de padrão internacional. O novo documento tem como missão combater fraudes e garantir maior praticidade aos cidadãos.

O documento deverá ser apresentado sempre que você for abrir uma conta na cooperativa de crédito, solicitar outros documentos, participar de uma seleção de emprego, utilizar serviços públicos, votar, viajar e tantas outras formas de participação social.

Leia também | Calendário de pagamento do Bolsa Família começa na segunda-feira

Quais os documentos necessários para emitir a nova CIN?

Você pode solicitar a CIN pela internet. O único documento exigido é a certidão de nascimento ou de casamento e o número do CPF regularizado para emitir a Carteira de Identidade Nacional.

Para as pessoas com o CPF irregular ou suspenso por não ter realizado a declaração do Imposto de Renda, ter caído na “malha fina” ou possuir alguma inconsistência nos seus dados cadastrais, deverá entrar em contato com a Receita Federal para solicitar a regularização.

Por enquanto, somente podem fazer a solicitação do novo modelo, a pessoa que está fazendo a requisição da primeira via do documento. Ainda não há prazo para a ampliação do serviço para todas as pessoas.

Fonte: Meu Valor Digital