Antônio Maciel Aguiar Filho, Datiloscopista da Polícia Civil de Goiás, foi eleito por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária, o novo Presidente do CONADI, com mandato até novembro de 2024.
Segundo o novo Presidente do CONADI, é fundamental a participação dos Órgãos Oficiais de Identificação nos projetos e processos que dizem respeito a identidade civil, pois são eles os legítimos responsáveis por esse instrumento de cidadania, a identidade civil do brasileiro.
Antônio Maciel vem trabalhando ativamente nos últimos anos em defesa dos interesses dos Órgãos Oficiais de Identificação das Unidades da Federação, onde ocupava a vice-presidência do CONADI. O trabalho de Maciel vem ganhando destaque em várias frentes que tem atuado, dentre as quais se destacam a Política Nacional do Cadastro Neonatal, a Política Nacional da Identificação de “Pessoas Desaparecidas”, Banco Multibiométrico Nacional, Sub Registro Civil, e na Reestruturação e Modernização do Sistema de Identificação Civil do Brasil, que abrange a regulamentação da Carteira de Identidade do Brasil.
Segundo o novo Presidente do CONADI, é fundamental a participação dos Órgãos Oficiais de Identificação nos projetos e processos que dizem respeito a identidade civil, pois são eles os legítimos responsáveis por esse instrumento de cidadania, a identidade civil do brasileiro. Nesse assunto, deixa claro que o CONADI está à disposição para contribuir com o Governo Federal na construção de uma nova regulamentação para a Identidade Civil e no fortalecimento e utilização da infraestrutura de dados biográficos e biométricos das unidades da federação.
De acordo com o Presidente Antônio Maciel, o CONADI conta com o apoio da ABRID – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital, com quem possui Acordo de Cooperação Técnica firmado, e que estarão trabalhando em conjunto nos próximos anos em prol de um Sistema de Identificação moderno e seguro para o País.